![]() |
Na biologia evolutiva, o estudo da ADAPTAÇÃO é também um tema dominante. Desde A ORIGEM DAS ESPÉCIES, dois grandes temas permeiam nossa explicação para as características dos organismos: a GENEOLOGIA, pela qual a explicação é encontrada na ancestralidade de um organismo, e a ADAPTAÇÃO, pela qual ela é encontrada nas condições de vida de um organismo.
Atenção vestibulandos da FUVEST ! Nas questões de FISIOLOGIA, a palavra ADAPTAÇÃO é empregada com frequência para descrever o ajustamento fenotípico de um organismo individual ao seu ambiente, como na aclimatação fisiológica por exemplo. Nas questões de BIOLOGIA EVOLUTIVA, entretanto, uma adaptação é uma característica que, devido ao aumento que confere no valor adaptativo, foi moldada por forças específicas de seleção natural atuando sobre a variação genética. Algumas vezes a palavra se refere ao processo pelo qual uma população é alterada de modo a se tornar mais adequada ao seu ambiente.
Como implica a etimologia da palavra, uma adaptação adequa seu possuidor para algo; a coloração críptica de um animal, por exemplo, é normalmente uma adaptação para evitar a predação. A análise de adaptações favorece, então, a demonstração de que a característica foi desenvolvida pela seleção natural e a especificação da natureza do agente seletivo (ou agentes) que favoreceram o traço.
A adaptação pode ser percebida em vários níveis, desde o gene até a população, correspondendo à seleção de cada um deles. A adaptação é um conceito difícil de ser provado e o valor adaptativo de uma característica deve ser demonstrado ao invés de ser tomado como premissa, uma vez que numerosos fatores, além da adaptação, podem influenciar a evolução de um caráter.
Mas atenção! Nem todas as características dos organismos são adaptações, o que torna crítica a questão de como se determina se um traço é ou não adaptativo. Além disso, há um pouco de ambigüidade em se dizer que uma população, tendo adquirido uma característica por seleção natural, está melhor adaptada a seu ambiente, pois a relação da população a seu ambiente pode não ter sido alterada de qualquer modo mensurável. Veja a seguinte situação hipotética (típica de questões FUVEST). Uma enzima X que capacita um inseto Y a digerir seu alimento mais eficientemente pode capacitá-lo a produzir mais ovos e, assim, ser favorecido pela seleção, embora a população destes insetos Y possa não aumentar sua densidade se for limitada pela predação. Embora as características genéticas da população sejam alteradas, a adaptação é uma propriedade dos organismos individuais. Então, cuidado em afirmar que todas as características existentes em uma população sejam adaptações!