
Presentes no núcleo dos eucariotos e dispersos no hialoplasma dos procariotos, os ácidos nucléicos podem ser de dois tipos: ácido desoxirribonucléico (DNA) e ácido ribonucléico (RNA), ambos relacionados ao mecanismo de controle metabólico celular (funcionamento da célula) e transmissão hereditária das características.
Os Ácidos Nucléicos: DNA e RNA
O DNA se diferencia do RNA por possuir o açúcar desoxirribose e os nucleotídeos adenina, citosina,guanina e timina. No RNA, o açúcar é a ribose e os nucleotídeos são adenina, citosina, guanina euracila (a uracila entra no lugar da timina).
Os átomos de carbono das moléculas de ribose e desoxirribose são numerados conforme a figura abaixo.
Observe que os carbonos do açúcar são numerados com uma linha (‘) a fim de distingui-los dos outros carbonos do nucleotídeo.

Em cada fita do DNA, o “corrimão” é formado por ligações entre moléculas de açúcar e radicais fosfato. Note que o radical fosfato se liga ao carbono 3’ de um açúcar e ao carbono 5’ do seguinte.

As duas cadeias de nucleotídeos do DNA são unidas uma à outra por ligações chamadas de pontes de hidrogênio, que se formam entre as bases nitrogenadas de cada fita.
O pareamento de bases ocorre de maneira precisa: uma base púrica se liga a uma pirimídica –adenina (A) de uma cadeia pareia com a timina (T) da outra e guanina (G) pareia com citosina (C).
fonte: sobiologia.com.br
Exercícios:
1 - (Fuvest) Um pesquisador que pretende estudar comparativamente a síntese de DNA e RNA em uma célula deve usar nucleotídeos radioativos contendo:
a) timina e uracilab) guanina e timina
c) citosina e guanina
d) adenina e timina
e) citosina e uracila
2 - (Fuvest) Uma célula animal está sintetizando proteínas. Nessa situação, os locais indicados por I, II e III na figura a seguir, apresentam alto consumo de:
a) (I) bases nitrogenadas, (II) aminoácidos, (III) oxigênio.
b) (I) bases nitrogenadas, (II) aminoácidos, (III) gás carbônico.
c) (I) aminoácidos, (II) bases nitrogenadas, (III) oxigênio.
d) (I) bases nitrogenadas, (II) gás carbônico, (III) oxigênio.
e) (I) aminoácidos, (II) oxigênio, (III) gás carbônico.