
As substâncias orgânicas já existiam na pré-história. Um composto orgânico que prova esta afirmação é o álcool etílico, o qual surgiu da primeira fermentação do suco de uva, tal reação deu origem ao vinho. Já a disciplina Química Orgânica surgiu para estudar o Carbono, mas o que torna este elemento essencial na formação dos compostos orgânicos? Esta seção abrange estas e outras propriedades deste elemento fundamental para a vida. É válido ressaltar que o carbono está presente na porcentagem de 60 % em massa do organismo humano, como também em todos os seres vivos.
Tipos de Cadeias Carbônicas
Cadeia aberta, acíclica ou alifática: uma cadeia aberta é aquela que possui pelo menos duas extremidades ou pontas, não há nenhum encadeamento, fechamento, ciclo ou anel nela.

Cadeia fechada ou cíclica: não possui nenhuma extremidade ou ponta, seus átomos são unidos, fechando a cadeia e formando um encadeamento, ciclo, núcleo ou anel.

Cadeia normal, reta ou linear: ocorre quando só existem carbonos primários e secundários na cadeia. Estando em uma única sequência, geram apenas duas extremidades ou pontas.
.jpg)


Cadeia insaturada: cadeias que possuem pelo menos uma ligação dupla ou tripla entre os carbonos.


Cadeia heterogênea: nesse caso há algum heteroátomo entre os carbonos, que normalmente são o oxigênio (O), o nitrogênio (N), o fósforo (P) e o enxofre (S).

Cadeia não aromática ou alicíclicas: são as cadeias fechadas que não apresentam um anel benzênico em sua estrutura.
fonte:brasilescola.com
Aula Parte 1
Aula Parte 2
1 - (FES-MT) Classifique as cadeias carbônicas segundos os critérios: normal, ramificada, saturada, insaturada, homogênea e heterogênea.
2 - (UEL-PR) Na fórmula H2C ... x ... CH ─ CH2 ─ C... y ... N.
x e y representam, respectivamente, ligações:
a) Simples e Dupla.
b) Dupla e Dupla
c) Tripla e Simples
d) Tripla e Tripla
e) Dubla e Tripla