Com certeza uma das matérias que provavelmente será pedida na Fuvest é a Evolução Biológica, é importante saber pensamentos.
Abaixo uma tabela com resumo:
Lamarckismo
|
Darwinismo
|
Neodarwinismo
| |
Ambiente
|
O
ambiente cria a necessidade de desenvolver um órgão para que os seres
vivos de adaptem a ele. E isso é que à evolução da espécie. O ambiente é
o motor da evolução
|
O
ambiente é a causa da evolução. Ele influencia a evolução da espécie,
seleccionando os seres que estão mais bem adaptados às condições do
ambiente, e eliminando os seres que estão menos adaptados (selecção
natural).
|
Tal
como no darwinismo, o ambiente é a causa da evolução da espécie. A
evolução ocorre para que os seres vivos se melhor adaptem às condições
ambientais.
|
Variabilidade
|
Não existe variabilidade intra-específica.
|
Existe variabilidade intra-especifica
|
Existe
variabilidade intra-especifica, mas ao contrário do darwinismo, o
neodarwinismo já tem conhecimento da variabilidade genética.
|
Mecanismos de evolução
|
Os
seres vivos sentem a necessidade de mudarem para se puderem adaptar às
condições ambientais. A espécie ao longo de várias gerações vai
desenvolvendo uma nova característica
|
Os
seres vivos que estão melhores adaptados às condições do meio
sobrevivem melhor e por isso desenvolvem-se mais enquanto que os seres
vivos menos adaptados às condições ambientais não sobrevivem, acabando
por serem eliminados, pois os que se estão melhor adaptados tornam-se
mais abundantes. (selecção natural)
|
Os
seres vivos que estão melhor adaptados ao ambiente tornam-se mais
abundantes enquanto que os seres vivos menos adaptados vão-se
desaparecendo. Há uma selecção natural, tão como no darwinismo.
|
Transmissão das características
|
Lei
da herança dos caracteres adquiridos. As características do ser que
desenvolveu mais as características transmite estas às gerações
seguintes.
|
Dá-se
a reprodução diferenciada, onde os seres vivos que possuem as melhores
características se desenvolvem mais, transmitindo estas às gerações que
se seguem, acabando os seres com as piores características por
desaparecer.
|
Dá-se
a transmissão da informação genética dos seres vivos com melhores
características para as gerações seguintes (reprodução diferencial)
|
Fonte: "Terra, Universo de Vida" Biologia e Geologia - 11º Ano
Agora que já aprendeu faça exercícios, clique aqui